Do Blog da JS-MG: 30 anos da Juventude Socialista do PDT

O PDT Partido Democrático Trabalhista comemora nesta semana os 30 anos de fundação da agremiação de jovens do partido a Juventude Socialista, fundada em 15 de fevereiro de 1981.

A JS PDT é um órgão de cooperação do partido e se orienta em uma série de princípios como: SOCIALISTA – ANTIIMPERIALISTA – POPULAR – INTERNACIONALISTA – NACIONALISTA e TRABALHISTA. (estatuto)

Foi com o trabalhismo através de grandes lideranças como Alberto Pasqualini, Getúlio Vargas, João Goulart, Leonel Brizola e Darcy Ribeiro que se construiu o desenvolvimento e a industrialização nacional, a indústria de base, a legislação trabalhista com salário mínimo, férias anuais jornada de oito horas e outras conquistas. A JS PDT luta pela preservação das conquistas do trabalhismo e pela reconquista da soberania nacional com justiça social.

A Juventude Socialista do PDT, em seus 30 anos de luta, sempre se caracterizou por ser o movimento partidário dos mais progressistas do nosso partido, seja nos momentos de auge ou de crise. Na defesa de um nacionalismo inclusivo e de um socialismo moreno, com a cara do Brasil e de seu povo, a JS sempre se caracterizou por pautar a sua luta na defesa de um país mais digno aos milhões de jovens brasileiros.

As grandes bandeiras políticas, asserções teóricas e formulações ideológicas do Partido se originam da JS. Delas, saíram grandes dirigentes, quadros formadores e lideranças de base, que, mais tarde, interferiram diretamente nos rumos do Partido Democrático Trabalhista.

A Juventude Socialista do Partido Democrático Trabalhista (JS-PDT) tem o seu papel ímpar, em pleno início do século XXI. Sua missão é trazer as mensagens do nacionalismo progressista, da democracia popular e do socialismo a uma juventude sem referenciais. Jovens encurralados pelo pós-modernismo globalizante.

Tal tarefa é árdua e, de sobremaneira, dificílima. A descrença nas mudanças e nos ideais, além da “morte das utopias e ideologias”, marca o raiar de um século XXI, mergulhado no conformismo, no individualismo exacerbado. Nos dias atuais, defender a solidariedade torna-se algo anacrônico, defasado e ridicularizado. Defender o interesse público e as demandas da massa, em seus mais diferentes níveis, torna-se aos olhares de terceiros como motivo de chacota gratuita.

Diante destes obstáculos e demandas, a JS-PDT tem uma tarefa ímpar, no intuito em promover o proselitismo ideológico dos que, simpáticos às nossas bandeiras, ainda não tenham encontrado uma entidade juvenil que satisfaça seus anseios e os faça lutar pelos seus ideais. A JS cumpmpre o papel de ser o caudatário desse processo, nas entidades estudantis, comunitárias e em outros locais de atuação na sociedade civil.

Em nosso estado a Juventude Socialista vem se organizando desde os anos 80. O atual secretário adjunto do Trabalho em MG Helio Rabello foi o primeiro presidente e é hoje também presidente de honra da JS, e desde então a organização de jovens pedetistas vem contribuindo de forma determinante em muitas ações do PDT no Brasil e em nosso estado.

Em 2006 foi através de pressão da juventude que o PDT lançou o Senador da Republica Cristovam Buarque candidato a presidência da republica levantando a bandeira da educação que é também uma das marcas do PDT como eixo central da campanha, firmando assim sua coerência política.

Durante a 1ª Conferência Nacional de Juventude realizada em 2008 a JS mais uma vez esteve presente articulando sua participação em conferências livres, municipais e na estadual culminando na conferência nacional em Brasília onde os jovens pedetistas conseguiram emplacar a escola em tempo integral nos moldes dos CIEPs (centros integrados de educação pública) como a 2ª proposta mais votada pelos delegados presentes colocando assim nossa história de defesa intransigente de uma educação libertadora de volta a pauta nacional.

Em 2010 nas eleições estaduais elaborou um documento propositivo com demandas da juventude a todos os candidatos e teve respaldo positivo do governador eleito Antonio Anastasia no que tange a estadualização das UEMG’s que até os dias atuais ainda não se constituiu como uma verdadeira universidade pública de qualidade.

Na parceria com os diversos setores dos Movimentos Sociais organizados(Movimento Estudantil, Luta por Terra e Moradia), travamos lutas fundamentais para o desenvolvimento pleno da sociedade brasileira. No movimento estudantil, a JS PDT é força presente e atuante em toda a rede de organização dos Estudantes, na UEE Mineira e na gloriosa UNE, que aliás em março engrossará as fileiras na jornada de lutas de 2011, onde os estudantes irão as ruas para defender 10% do PIB para a educação e um Plano Nacional de Educação a serviço do Brasil. Mais do que ideais, temos realizações. A Juventude Socialista assim como o nosso partido (PDT), “nasceu e existe para mudar o Brasil”, e não se omitirá quando o assunto for a defesa intransigente das nossas bandeiras: A defesa da soberania Nacional, uma educação transformadora, do direito à propriedade, e a inclusão dos excluídos nas políticas oficiais.

A juventude Socialista do PDT, no auge dos seus 30 anos, se reafirma como importante instrumento de luta da Juventude Brasileira, com a certeza do papel jogado até aqui, e dos muitos desafios que ainda virão. Dos filhos teus que não fogem à luta, viva a Juventude Socialista do PDT! Contribuição de Wendel Pinheiro JS RJ e SECOM JS MG

Fonte: http://pdt.org.br/index.php/noticias/do-blog-da-js-mg-30-anos-da-juventude-socialista-do-pdt

Publicação: 13/02/2011


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Eu li e concordo com os termos de uso.