Eleita por aclamação, nova Executiva da AMT toma posse

Ação da Mulher Trabalhista (AMT) de Ijuí já tem nova Executiva. A eleição, por aclamação, foi realizada na noite desta terça-feira, 15, na sede do partido. Logo em seguida, houve o ato de posse das novas integrantes do quadro diretivo do movimento e contou com a participação do presidente da Executiva do Partido, Josias de Abreu Pinheiro, da segunda vice-presidente Eloy Cargnelutti e, da ex-presidente da AMT, vereadora Helena Stumm Marder, e do líder da bancada do PDT na Câmara, vereador Darci Pretto da Silva, presidente licenciado do Partido.

A nova Executiva, inscrita sob o slogan: Trabalhistas Unidas, Mulheres Fortalecidas, é liderada pela professora Romi Marli Rohde, tendo como 1ª vice-presidente Andreia Amorim dos Santos, 2ª vice-presidente Ercília Mundins Silveira, secretária-geral Tábata Bertoldo, 1ª secretária Kelli Silva, tesoureira Maria Luiza Wiedtkenper, secretária de Mobilização Rosane Todlo, secretária de Articulações Políticas Rosamar Silva, secretária de formação, Jussara Heck, Secretária de Movimento Social Sandra Martins, Representante da Educação, Ana Maria Zasso Spencer, Representante da Assistência Social, Neiva Agnoletto e Representante da Saúde, Marcia Boniatti, além das vogais Gessy Ballin e Angela Burmann.

Antes da posse da nova presidente e sua equipe, a vereadora Helena Stumm Marder, que até o momento respondia pela Executiva da AMT, fez seu discurso, no qual a gradeceu a oportunidade de estar na coordenação do Movimento das Mulheres Trabalhistas, a colaboração de sua equipe, fez uma breve reflexão sobre o trabalho desenvolvido e se colocou à disposição da nova Executiva. “Conseguimos aglutinar. Muitas trabalhistas voltaram a se integrar à AMT. Temos muitos desafios ainda pela frente, principalmente na perspectiva de que as mulheres percebam que elas precisam se candidatar e trabalhar para serem eleitas”, disse, numa menção ao pleito eleitoral que acontece em outubro deste ano. “Não queremos ser coadjuvantes. Queremos ter nosso próprio espaço e aumentar a representação feminina do nosso partido nos poderes”, disse.

Em seguida, a nova presidente apresentou as demais integrantes da chapa e falou aos presentes. Romi Rohde disse que sempre gostou de política e desde muito jovem teve participação efetiva na política partidária, pois foi uma das integrantes do grupo que fundou o PDT em Ijuí, quando tinha apenas 19 anos de idade. Junto ao grupo de trabalhistas, aos representantes da bancada do PDT e aos membros da Executiva Municipal presentes ao evento de posse, ela assumiu o compromisso de trabalhar sempre no fortalecimento do partido. Disse reconhecer que a vida pública exige sacrifícios e doação, citando as primeiras-damas presentes – a atual Gessy Ballin e as ex-primeiras-damas Maria Strapazon e Jussara Heck – com participações efetivas nos governos do PDT, realizando um trabalho não remunerado. “Precisamos mostrar a força da mulher trabalhista. Vamos dar todo apoio aos candidatos homens, mas queremos mais mulheres na Câmara de Vereadores”, afirmou.

Além deste, citou outros objetivos de sua gestão, como por exemplo, a realização de um trabalho que venha fortalecer cada vez mais a AMT, a partir das sementes plantadas pelas Executivas anteriores. “A AMT é um órgão que agrega todas as mulheres do PDT e vamos trabalhar para que elas ocupem espaço não só na política, mas também em outros setores”, acenou. Disse, ainda, que o grupo se colocará à disposição da Executiva Municipal do partido, para dialogar, mas sabendo que as mulheres trabalhistas irão ouvir, mas também querem ser ouvidas. Nesse mesmo sentido se pronunciou a 2ª vice-presidente do PDT, Eloy Cargnelutti. “Com união, certamente venceremos mais este desafio que temos pela frente(as eleições municipais deste ano)”, disse.

O encerramento do ato de posse foi marcado pela fala do presidente do PDT. Josias de Abreu Pinheiro parabenizou a nova presidente. Demonstrou confiança no trabalho que continuará sendo desenvolvido pela a AMT em Ijuí, não só porque conhece Romi há vários anos, mas porque reconhece nela o compromisso com as questões partidárias. O dirigente partidário disse, ainda, que a AMT terá papel importante no processo eleitoral, pois as mulheres são hoje a maioria do eleitorado em Ijuí. “As mulheres respondem por mais de 50% do eleitorado, sendo mais de 33 mil mulheres votantes, o que reforça o compromisso da AMT com o partido”, disse. Josias também parabenizou o trabalho desenvolvido pela vereadora Helena à frente da AMT neste último período.

Publicação: 16/03/2016


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Eu li e concordo com os termos de uso.