O PDT de Ijuí se faz presente no 5º Congresso Nacional do PDT

A presença do PDT de Ijuí, no 5º congresso Nacional do PDT em Porto Alegre, foi marcada pela participação do Ex-deputado estadual e Ex-prefeito, Valdir Heck, membro dos Diretórios Municipal, Estadual e Nacional e pela Presidente da Juventude, Lidiane Nicoletti.

O 5º Congresso Nacional do PDT que teve início na última quinta-feira, dia 1º de setembro, teve o segundo e terceiro dias marcados pelos debates nos Grupos de Trabalho, que discutiram ao todo 12 eixos temáticos: Educação; Saúde e Seguridade Social; Economia; Infraestrutura Urbana e Rural; Trabalho, Emprego e Renda; Ciência, Tecnologia e Energias Renováveis; Agricultura e Meio Ambiente; Esporte, Cultura; Turismo e Lazer; Comunicação; Direitos Humanos e Cidadania; Segurança Pública e Organização Partidária e Reforma Política.

As propostas passarão por uma sistematização e serão remetidas aos Diretórios Municipais e Estaduais para que as bases do Partido possam contribuir na elaboração e/ou alteração do Estatuto do PDT. No entanto, o 5º Congresso não se encerra neste encontro de 03 dias, a proposta é que durante os próximos 06 meses sejam discutidas as propostas elaboradas nesse encontro nos Diretórios de todo o Brasil, para posteriormente, na primeira quinzena de maio do próximo ano, sejam apresentadas na segunda fase do Congresso que acontecerá em Brasília (DF). 

Assim, o 5º Congresso Nacional é marcado pela democratização do debate, vive-se um momento histórico no PDT, no qual as bases participarão ativamente na construção de um novo Estatuto. Junto às atividades do Congresso Nacional aconteceram, também, as comemorações pela passagem dos 50 anos da Legalidade.

Na tarde de sábado, na presença de cerca de 1.500 pessoas, terminou a 1ª fase do 5º Congresso Nacional do PDT recomendando a federalização do ensino, nos moldes do projeto do Senador Cristovam Buarque (DF) e o uso intensivo das redes sociais da internet, como forma de obter a democratização da mídia.

Na avaliação do Ex-deputado Estadual e Ex-Prefeito Valdir Heck “O 5º Congresso Nacional do PDT destaca-se pelo fato de garantir a participação das bases, servindo de ânimo e alento, garantindo novas participações e a democratização do debate”, enfatizou. Ainda acerca do Congresso: “Retornamos bastante animados e renovados por perceber que a Educação continua no centro dos debates do PDT, sendo uma das suas principais preocupações”, concluiu.

Os jovens participaram dos eixos temáticos: Educação e Reforma Política e Organização Partidária. Para Lidiane Nicoletti, Presidente da Juventude Socialista de Ijuí, os jovens precisam estar atentos as mudanças propostas pela Reforma Política. Acerca do debate sobre a Educação, a Presidente coloca: “é importante participar ativamente de um partido político e defender uma educação de qualidade para todos, para que possamos implantar o socialismo de fato”, concluiu.

 

Foto: Edu Andrade

Publicação: 06/09/2011


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Eu li e concordo com os termos de uso.