PDT recebe novos filiados e passa a ter a maioria na Câmara

A reunião da Executiva e do Diretório Municipal do PDT de Ijuí  na noite desta quarta-feira, 16, foi marcada por uma série de novas filiações. Uma delas marca o retorno do vereador Aldair Cossetim  ao partido. Com isso, a partir de agora, os trabalhistas passam a ser maioria na Câmara Municipal com oito cadeiras: Helena Stumm Marder, Darci Pretto da Silva, Marcos Barriquello, Tito Varaschini, Claudiomiro Pezzetta , Marildo Kronbauer (Mutly) e Chico Seifert, presidente da Mesa Diretora da Casa de Leis.

Além de Cossetim, o Diretório homologou as filiações de Ana Paula de Lima Holzschuh da Silva, Dari Krahn, Ademar de Andrade, Ari Thomaz Pizzoni, Paulo Cesar Pinheiro Hedlund, José Cláudio Monteiro Ribas, Everaldo dos Santos da Silva, Vanderlei Marques de Ávila e Débora da Silva Dias Hedlund.  “Esta é uma noite muito especial para o nosso partido, porque estamos cada dia mais fortalecidos”, disse o presidente da Executiva, Josias de Abreu Pinheiro, ao abrir a reunião e convidar os integrantes da Executiva, vereadores, presidente da Ação da Mulher Trabalhista (AMT), Romi Rohde, que fora empossada na noite anterior,  representante da Juventude Socialista (JS), o prefeito Fioravante Ballin e o ex-prefeito Valdir Heck, a tomarem assento junto à mesa principal.

Na sua intervenção o prefeito Ballin observou as consequências da  crise nacional nos seus mais diversos aspectos – econômico, político, moral e ético – nos municípios. “Os municípios sentem sim os reflexos do que está acontecendo em nível nacional e também no Estado e, quem mais se recente disso, é o serviço público”, assegurou, apontando a falta de recursos decorrente, especialmente, de atrasos no repasse das verbas destinadas ao atendimento de demandas de diversos serviços.

Já o líder da bancada, vereador Darci Pretto da Silva, aproveitou para destacar a importância do momento vivido pelo PDT com a chegada de novos filiados e, sobretudo, do colega parlamentar, Aldair Cossetin, conhecido popularmente como Bombeiro. “O PDT cresce cada vez mais e o nosso companheiro tomou a decisão acertada ao optar pelo retorno ao nosso partido. Tenho certeza que isso é consenso dentro do PDT”, pontuou. Pretto disse ainda que não há no Rio Grande do Sul, e também em âmbito nacional, nenhum município do porte de Ijuí com uma bancada tão expressiva quanto o PDT de Ijuí. “De um total de 15 vereadores, temos oito parlamentares”, observou. E, por isso mesmo, segundo Pretto, todos os trabalhistas têm a responsabilidade de fazer com que o PDT tenha cada vez mais credibilidade.

Ao dar as boas-vindas aos novos companheiros e, especialmente ao colega de bancada que retorna ao partido, o vereador líder do governo,  Marcos Barriquello, disse que cada vez mais aumenta o compromisso dos trabalhistas com a comunidade ijuiense. “Vamos seguir trabalhando sempre com muita responsabilidade, com um grupo cada vez maior teremos sucesso que desejamos alcançar”, disse. Ele também elogiou a conduta de Aldair Cossetin que sempre atuou de forma ética mesmo quando deixou o partido. “Agora, temos certeza, não será diferente. Ele não faz só política partidária, atua fazendo também política social”, destacou.

Ao se dirigir à Executiva e a Diretório, Aldair Cossetin agradeceu a acolhida, dos trabalhistas e dos colegas vereadores da bancada do PDT, e destacou o apoio que sempre teve por parte de sua família – o ato de filiação contou com a presença de seu pai Júlio Cossetin, de seu irmão Geraldo e do sobrinho Felipe – bem como do movimento das mulheres, hoje liderado pela professora Romi Rohde, que assim como todos os trabalhistas também pediam seu retorno ao PDT. “Juntos formamos a maior bancada da história política de Ijuí e, assim, deveremos continuar na próxima legislatura, pois temos certeza iremos, com esforço e trabalho, vencer o nosso próximo desafio”, disse.

A AMT, segundo Romi Rohde, também acolhe a todos os novos filiados e quer ficar ainda mais fortalecida com a participação das novas companheiras. Ela também fez questão de agradecer as demais integrantes do grupo que, com ela, assumem o desafio de dirigir a AMT no próximo período e, junto, o maior desafio que é o de ampliar a bancada feminina do PDT no Legislativo. “Só tenho a agradecer a todas as companheiras. Temos um longo caminho, mas certamente iremos realizar um trabalho dedicado, focado, e com metas bem definidas”, reiterou.

O cumprimento aos recém chegados e ao vereador Cossetin que retorna a casa do PDT, o ex-prefeito Valdir Heck disse estar feliz por ver o PDT cada vez mais forte e unido. “Quero dar um abraço fraterno no Júlio, no Geraldo e no Felipe, pai, irmão e sobrinho do nosso mais novo vereador, que hoje estão muito mais próximos de nós”, disse. Prefeito de Ijuí em três mandatos, Valdir Heck disse que ouvia com certa preocupação a manifestação do prefeito Ballin referente aos desafios impostos pela conjuntura política e econômica aos municípios brasileiros. “É no momento de falta de recursos que temos de ser ainda mais criativos. Fazer mais com menos”, assegurou, acenando que o PDT sabe fazer isso, haja vista as dificuldades encontradas quando assumiu a administração depois gestões não trabalhistas. “Nós estamos cercados de gente que quer ajudar Ijuí a crescer cada vez mais. Ficamos feliz com isso, porque o pensamento não aquele convencional de o que eu vou ganhar ajudando, mas sim, o de que eu posso fazer para contribuir na construção do partido e de um governo forte e capaz de atender as demandas advindas da sua comunidade”, resumiu.

Publicação: 16/03/2016


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Eu li e concordo com os termos de uso.